Artigo 1 – O Poderoso Nagios

O Poderoso Nagios!

Olá a todos, venho aqui escrever sobre o Nagios, conhecido por muitos entendido por poucos! rs (pior que é verdade)!

Senhores o Nagios é uma poderosa e mais completa ferramenta de monitoramento no mundo Software Livre, com esta ferramenta é possível monitorar equipamentos de rede, Sistemas Operacionais Linux, Unix, FreeBSD, Windows e etc. Costumo questionar aos clientes:

P. O que você quer que eu monitore tem IP??
R. Se a resposta for SIM! então informo animado! SIM.

Com o Nagios é possivel Monitorar:

  • Serviços TCP/IP
  • Processos Linux/Windows
  • Disponibidade
  • Hardware através SNMP


No próprio site do Nagios é possível encontrar um guia de instalação e manual de como instalar e configurar os clientes para Linux e Windows, porém tudo em English. Não se preocupe em breve vou escrever como  instalar e configurar (aguardem).

De qualquer forma você que esta com pressa de ter informações sobre o Nagios além de pesquisar no google, você pode ir direto para estes sites que sem duvidas são os principais:

Para ver os screenshots segue o link:

http://www.nagios.com/products/nagioscore/screenshots

🙂
Luciano Maia Cirilo
LPIC-3
www.nagiosnapratica.com.br

  1. #1 por bruno em fevereiro 20, 2011 - 11:11 pm

    Opa parabens pelo seu blog, muito bom.

    Mas eu estou com algumas dúvidas.

    Como eu posso fazer para instalar um programa em vários desktops em uma rede usando o Nagios ?
    E uma dúvida meio de conceito.

    Temos dois tipos de ferramentas de “controle” de rede, uma que só coleta dados e envia para um servidor e outra que controla uma máquina, bloqueando serviços, instalando e desinstalando programas, instalando programas, bloqueando drivers, enfim tomando o controle da máquina remotamente.

    Para você o nagios esta em qual destas duas categorias ?

    Eu vejo o nagios como um programa desenvolvido principalmente para controle de um servidor, e não para uma rede com vários desktop’s, estou certo ?

    • #2 por nagiosnapratica em fevereiro 24, 2011 - 6:56 pm

      Olá Bruno,

      O Nagios é utilizado pela grande Maioria para monitorar Servidores e equipamentos de redes.

      Pois, para o Administrador da Rede é de extrema importância saber quando esta ocorrendo um problema.

      Espero que tenha ajudado e recomendo que você leia todos os artigos ok?

      Att.
      Luciano Maia Cirilo
      LPIC-3
      http://www.nagiosnapratica.com.br

  2. #3 por Raiden em abril 14, 2016 - 12:01 pm

    Olá Luciano Obrigado pelas dicas são de grande valor.

    Enfim estou deixando meu nagios funcional.

    • #4 por Nagios na Prática! em dezembro 5, 2016 - 4:10 pm

      Estou começando um novo curso de Nagios no meu canal …

      acompanhe lá tb 😉

Deixe um comentário

