Sobre o Autor

Olá, meu nome é Luciano Maia Cirilo trabalho com TI desde 2000, sou Bacharel em Sistemas de Informação e tenho algumas certificações MCP, LPI 1,2 e 3 Security, Itil v3 e Zabbix Professional 3.0

Atualmente trabalho em uma consultoria em São Paulo – SP. Não vivo apenas de monitoramento com Nagios, mas faço uso obrigatoriamente dela no meu dia a dia.

Trabalho também com serviço de E-mail, Web, Firewall, Proxy, DNS, Backup, Virtualização, VoIP, Alta disponibilidade e etc, sendo todas elas soluções Open Source com muito orgulho.

Quem quiser saber um pouco mais …

Acesse o Linkedin 😉

Tenho fóco neste Site em compartilhar o meu conhecimento em Nagios, com dicas, tutoriais e inicialmente com artigos em séries para atender dos iniciantes aos usuários avançados.

Viva o Nagios!

  1. #1 por iris costa deberges em dezembro 20, 2010 - 1:48 pm

    Prezado luciano ,

    Parabens pelo seu blog , pretendo criar o meu tb mais somente de passar pelo memons pela lpi 101 e 102 , gostaria de saber se vc já havia testado e consigido configurar i envio de email pelo grupo , pois pela maneira que vc colocou pelo host ok funciona positivo so que no meu caso tenho 100 hosts e são do mresmo grupo gostaria de configurar o envio de email pelo grupo sabe como fazer isso estou pesquisando e ainda não consegui deswde ja obrigado pela atenção

    • #2 por nagiosnapratica em dezembro 20, 2010 - 6:35 pm

      Olá Iris,

      Primeiro obrigado por acompanhar o Nagios na Prática, espero estar colaborando com o seu aprendizado.

      Teoricamente funciona da mesma forma, seguindo o exemplo do site você associa o grupo no arquivo contacts.cfg (declarando os e-mails deste grupo) e quando configura o serviço precisa utilizar este parametro:

      contact_groups Admin (nome do seu grupo)

      Espero ter ajudado.

      Att.
      Luciano Maia Cirilo
      Nagios na Prática

      • #3 por Marcos Vinicios em janeiro 5, 2012 - 7:35 pm

        Olá Luciano,
        seu blog é o melhor no que se refere a Nagios. Nunca encontrei um local onde tudo estivesse centralizado quando as necessidades do Nagios.

        Queira sua ajuda ou sugestão, tenho uma rede com 80 máquinas gostaria de criar o statusmap por grupo, sabe como fazer? ja alterei o arquivo de configuracao #define CIRCULAR_DRAWING_RADIUS e ficou muito desorganizado e estranho que nao consigo digitar as coordenadas, consegue me ajudar?

  2. #4 por Simon Rodrigues em janeiro 19, 2011 - 5:58 pm

    Boa Tarde

    Gostaria de saber se não seria possivel disponibilizar algum tópico ensinando a instalar o Nagvis ou se possível me enviar algum tutorial.

    Att.

    Simon S Rodrigues

  3. #6 por thiago em janeiro 26, 2011 - 4:08 pm

    OLá Luciano, td bem? Gostaria de lhe parabenizar pelos artigos. Gostaria de saber se você pode me ajudar com um problema que estou tendo na visualização do Map. Quando clico na opção Satus Map, aparece o seguinte errto:

    The request URL/Nagios/cgi-bin/statusmap.cgi was not found on this server. Realmente dentro do diretório apresentado não existe o arquivo statusmap.sgi. O que preciso fazer para que o Map funcione?

    Agradeço a ajuda e parabéns mais uma vez pela sua iniciativa.

    Abs
    Thiago

  4. #8 por Dilson Tomé em fevereiro 23, 2011 - 2:15 pm

    Poderia divulgar?

    http://www.monitoringconferencelatinamerica.com/

    A OpServices trará para o Brasil a primeira edição da Nagios Conference Latin America nos dias 13 a 15 de Abril de 2011 em São Paulo.

    O evento irá oferecer a oportunidade de conhecer a fundo a plataforma opensource de gerenciamento de TI mais popular do mundo, o Nagios.
    Após o sucesso de outros eventos focados na plataforma Nagios no exterior, a OpServices tem, pela primeira vez, o prazer de trazer ao Brasil, Ethan Galstad o criador da plataforma, durante a Nagios Conference no Brasil. A conferência será em português e inglês para assegurar que todos os participantes nacionais e internacionais tirem o máximo proveito do evento.

    • #9 por nagiosnapratica em fevereiro 24, 2011 - 6:53 pm

      Olá Dilson,

      Muito legal esta informação. Vou publicar no blog.

  5. #10 por Marcos Sachi em abril 20, 2011 - 8:42 pm

    Olá Luciano, primeiramente gostaria de agradecer imensamente pelas informações que você posta em seu blog, elas são sempre muito úteis.

    Gostaria de aproveitar o espaço e tirar uma dúvida, caso seja possível.

    Hoje possuo o Nagios monitorando todos os hosts em nosso rede e gostaria de saber como eu altero o template do e-mail enviado, pois não estou conseguindo fazer isto.

    Atualmente nosso e-mail vem da forma abaixo:

    ***** Nagios *****

    Notification Type: RECOVERY

    Service: BGP-PTT-ANSP-MACKENZIE
    Host: Route-server02 PTT ANSP
    Address: 10.2.1.125
    State: OK

    Date/Time: Wed Apr 20 19:36:12 BRT 2011

    Additional Info:

    OK

    Customer Notification:

    Gostaria de acrescentar mais algumas informações neste e-mail, é possível? Onde consigo?

    Ficaria muito grato caso você pudesse me ajudar.

    Antecipadamente agradeço a atenção dispensada.

  6. #12 por Wellington Holanda em maio 26, 2011 - 3:31 pm

    Olá, Luciano.
    A principio, parabéns pelo seu blog, já usava o Nagios antes, mas foi atraves dele que eu conseguir tirar algumas dúvidas sobre a instalação.
    Tô com uma dúvida em relação aos comentários.
    Queria lhe enviara mensagem pra saber se você pode me ajudar!
    Se tiver como me enviar algum e-mail ou deixar algum e-mail para contato aqui nos comentários, eu agradeço.

    Abraços.

  7. #14 por Joel Fernandes em junho 6, 2011 - 9:19 am

    Olá Luciano
    Antes de mais nada, parabéns pela obra do site .
    Gostaria de poder colaborar ou usar os recursos do site, como posso fazer ?
    Abraços.
    Joel Fernandes

  8. #15 por Romeu em junho 19, 2011 - 5:59 pm

    Tenho o nagios funcionando legal, no entanto, como ha muitos hosts, pensei em utulizar o nagvis par desenhar melhor os mapas, depois de varias tentativas, nao da certo, alguem poderia dar uma aula particular?

  9. #16 por PAULO H. VILAR GILBERTO em agosto 3, 2011 - 11:15 am

    Oi Luciano. Estava procurando sobre como fazer backup e atualizar o NAGIOS e acabei chegando a seu site. Você está de PARABÉNS pelo site. Poucas pessoas conseguem expressar seus conhecimentos usando um site para esclarecer as dúvidas que possam surgir como o uso de uma ferramenta nova de trabalho. Uso o NAGIOS há seis meses e o instalei usando a documentação no site. Mai uma vez, parabéns pelo trabalho e espero que esteja sempre contribuindo para o aprendizado de todos. Forte Abraço.
    Paulo H. Vilar Gilberto
    MCP-MCTS

  10. #17 por Diego em agosto 16, 2011 - 3:04 pm

    Olá Luciano, como vai?
    Luciano estou começando com o Nagios e tenho uma dúvida, eu estou utilizando o Nagios com o Centreon e monitorando serviços por SNMP, porém estou com o seguinte problema: não estou conseguindo monitorar o disco de um servidor Windows (foi a primeira máquina que tentei monitorar e já esbarrei nesse problema).
    Como pode ser visto o serviço está funcionando legal:
    root@nagios-hmcp1:/usr/local/nagios/libexec# ./check_centreon_snmp_remote_storage -H 10.0.28.9 -n -d “C:” -v 1 -C public
    Disk OK – C: TOTAL: 50.007GB USED: 26.157GB (52%) FREE: 23.850GB (48%)|size=53694595072B used=28086181888B;48325135564;51009865318;0;53694595072

    Porém na interface do Nágios tenho o seguinte problema:

    ERROR: Received noSuchName(2) error-status at error-index 1.

    Qual é o nome default que ele passa como disco? Usei a configuração DISK-C do Centreon para cadastrar.

    Muito Obrigado,
    Diego

  11. #18 por João Taborda em agosto 23, 2011 - 8:41 am

    Olá Luciano,

    Comecei a utilizar o Nagios (inserido na ferramenta Groundwork Monitor, não sei se conhece) há pouco tempo e queria saber se você poderia dar umas dicas.

    1. Estou utilizando o check_nt com o parâmetro MEMUSE para monitorar a memória de uma máquina com Windows, mas os valores dão errados. Nas minhas pesquisas encontrei que isso se deve ao fato de existir não ser lida a memória física mas sim a memória virtual. Você sabe como fazer isso apenas para a memória física? Encontrei uma solução com o parãmetro COUNTER em vez do MEMUSE, mas não sei se é por aí…

    2. Outra dúvida que surgiu, tem a ver com exportar a informação do Nagios para aplicações externas. O que queria era ter uma forma de extrair a informação sempre que precisasse para outra aplicação de uma forma fácil. Isto é possível?

    3. Eu queria trabalhar com bases de dados, mas não sei o que posso fazer com o Nagios. É possível fazer queries ou só posso monitorar o estado da base de dados por exemplo?

    4. A última dúvida é os plugins. Queria saber como acrescentar funcionalidades ao Nagios através de plugins, mas em primeiro lugar não sei como instalar e depois preferia desenvolve-los em C. Pode dar umas dicas sobre isto?

    Peço desculpas por todas estas dúvidas, mas queria mesmo começar a trabalhar mais a fundo com esta ferramenta.

    Se puder responder fico muito agradecido.

    Obrigado,
    João Taborda

    • #19 por Nagios na Prática! em agosto 24, 2011 - 2:59 pm

      Olá João,

      Recomendo que você siga os artigos, eles estão em sequencia. Acredito que vá responder algumas dessas questões e conhecer um pouco melhor o Nagios (assim espero).

      Para as duvidas que ficarem recomendo que pergunte nas listas do Nagios, por que nem sempre consigo tempo para responder por aqui ok?

      Boa Sorte.


      Att.
      Luciano Maia Cirilo
      LPIC-3
      http://www.nagiosnapratica.com.br

  12. #20 por Thewcly em agosto 23, 2011 - 12:01 pm

    Olá Luciano
    Ótimo seu blog, parabéns!
    Estou trabalho em um TCC sobre o nagios no gerenciamento dos protocolos SNMP e WMI, na verdade fazer uma analise sobre estes protocolos utilizando aplicações livres.
    Gostaria se possivel tirar algumas dúvidas sobre as configurações do nagios, você poderia em enviar o seu email de contato para conversarmos.
    Certo de contar com a sua ajuda, desde já agradeço

  13. #21 por Leonardo em setembro 21, 2011 - 11:05 am

    Olá Luciano,
    bom dia!

    Estou usando o nagios para monitorar o espaço em disco de servidores.
    O comando utilizado para checar o espaço do disco C é: check_nt!USEDDISKSPACE!-l c -w 90 -c 95

    Queria uma ajuda para saber como é possível especificar a quantidade em gigabytes ao invés de porcentagem, como no comando acima que envia alertas: warning 90% e critical 95%.

    obrigado desde já.

  14. #22 por paulo em outubro 18, 2011 - 2:49 pm

    Olá Luciano,
    Muito bom o seu blog.
    Gostaria de saber se existe algum tutorial que permita configurar o Nagios para Monitorizar uma base de dados Oracle sem ser necessário instalar qualquer software nessa máquina.
    Obrigado

  15. #24 por Allan Lago em outubro 30, 2011 - 2:01 am

    Olá Luciano,

    Gostaria de saber se tu tens alguma documentação de como realizar checagem indireta via NRPE. Preciso checar um servidor atras de uma DMZ e não faço nem ideia do que instalar no pc que seria o “agente”..

  16. #25 por Joel Fernandes em novembro 7, 2011 - 8:07 pm

    Amigão, amigÃOs da comunidade.
    Estou com o nagios instalado e até funcionando em um ambiente de testes, porém não estou recebendo nem SMS nen mensagens por e-mail quando um serviço monitorado está parado .
    Podem me ajudar.
    Valeu

  17. #26 por Rogerio em novembro 10, 2011 - 11:57 pm

    Boas Luciano

    Estamos (usuarios Nagios) sofrendo com MIBs de hardware especifivos e o Nagios. Quem sabe, por experiencia que possa ter, um artigo dessa integração! Ajudaria bastante esses malucos por Nagios!

    Um abraço

  18. #27 por Rodrigo em novembro 21, 2011 - 4:36 pm

    Luciano,

    Boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizar seu site pois tem um ótimo conteudo, bem organizado e muito bem explicado. Hoje tenho nagios na empresa que trabalho porem gostaria de usar ele com melhores recursos que ele oferece. Hoje tenho servidores HP e sei que cada dispositivo tem uma MIB que pode enviar informações por SNMP, para ser mais especifico, um servidor que tem a unidade C:\ com dois discos em RAID1, o nagios monitora a unidade montada mas não o disco fisico, se um disco “morrer” hoje não consigo saber pelo nagios e sim visualmente pois tenho alerta do led do HD, existe alguma materia que você esteja pensando em fazer ou alguma para indicar como configuro isso? Tipo um passo a passo?

    Abraço

    Rodrigo

  19. #29 por Rodrigo em novembro 23, 2011 - 3:35 pm

    Olá Luciano,

    Obrigado pelo retorno, eu até tinha pesquisado no proprio site do nagios e tinha achado essas mibs porem é meio confuso a configuração e é isso que não estou conseguindo fazer, gostaria de saber mais sobre a propria configuração.

    Grato

    Rodrigo

  20. #30 por Joel Fernandes em novembro 24, 2011 - 12:34 pm

    Olá pessoal / Luciano
    Quero antes de mais nada, parabenizar pelo trabalho .
    Por favor Luciano, posso postar um tutorial sobre Instalação do Nagios no Suse da Novell ?
    Se quizer dar uma olhada no tutorial está no meu site
    http://www.connectconsultoria.info logo na página inicial com o título de “Instalando o Nagios Core no Suse Enterprise Server da Novell”
    Se puder, te mando o material e você coloca aqui.
    Abraços pessoal / Luciano

  21. #31 por Carlos Gandara em janeiro 22, 2012 - 12:46 am

    Olá Luciano,
    eu instalei o nagios, mas não saco muito de linux. Eu queria usa-lo para monitorar uma rede com mikrotik . Teria umas 6 a 10 routerboards para serem monitorados.Voce teria um tutorial sobre isso ?
    Abraço.

    • #32 por Wolmar em junho 12, 2012 - 5:44 pm

      Olá, Carlos, blz?
      Cara, preciso também monitorar uns Mikrotiks com Nagios. Ouvi falar do Plugin check_mk, mas nao sei ainda se é específico para Mikrotiks.
      Você conseguiu algo acerca deste assunto?
      Meu email é wolmar@orioninfo.com.br. Um abraço.

  22. #33 por Carlos Albertp em fevereiro 10, 2012 - 5:00 pm

    Poderia me ajudar com um problema que esta me tirando o sono!!

    Gostaria de um exemplo de como posso fazer o Nagios restartar o
    serviço explorer.exe em uma máquina Windows XP com NsClient++
    instalado com event handler? Toda vez que o explorerer.exe mudar para down o nagios exexutar o iniciar.explorer.cmd

    Tens como me ajudar?

    Carlos Alberto
    ti.carlos.alberto@gmail.com

  23. #34 por Pietro em abril 18, 2012 - 11:00 am

    Bom dia Luciano!

    Primeiramente queria agradecer por manter este projeto sobre o Nagios. Ele tem sido a minha salvação, porque estou implementando ele na minha monografia (e não tá fácil hehehe).
    Tenho um convite para lhe fazer, entre em contato comigo via e-mail e conversamos melhor!

    Obrigado!

  24. #35 por Eduardo Guerra em junho 4, 2012 - 9:53 am

    Bom dia Luciano,

    Gostaria de saber quais são as configurações mínimas de hardware que o NAGIOS exige, digo, quantidade de memória RAM que deve ser alocada, clock do processador, HD, etc.

    Att,
    Eduardo Guerra

  25. #36 por Anderson Neves em julho 21, 2012 - 6:43 pm

    Luciando, boa noite.
    Existe algum tutorial para o envio de sms pelo nagios?

    Att,

    Anderson

  26. #37 por Jonathan em setembro 10, 2012 - 11:36 am

    Prezado Luciano,

    Estou tentando monitorar o bacula remotamente com o Nagios. Será que você poderia me dar algumas dicas?
    Obrigado!

  27. #38 por André A. Cantello em novembro 6, 2012 - 5:43 pm

    Olá Luciano,

    Eu utilizo o Nagios como ferramenta de monitoramento aqui na empresa em que trabalho ha algum tempo. Pois agora estamos estudando de abrir uma nova divisão aqui na empresa e vender esse serviço de monitoramento com o Nagios.

    Bom, analisando e planejando a estrutura me deparei com o seguinte problema, como monitorar hosts Windows atrás de Nat em sites diferentes. Vou ter que criar um forwarding p/ cada host que vou monitorar dentro do site do cliente, isso vai inviabilizar o serviço.

    Pesquisando e estudando um pouco vi que existe a maneira do host Windows funcionar de maneira ativa, enviando os dados ao meu servidor nagios com o protocolo NSCA. Mas realizei vários testes e não tive sucesso. Por favor se tiver como me ajudar me apresentando alguma documentação ou dica p/ me dar um norte agradeço.

    valeu, até mais.

  28. #39 por Leonardo em novembro 12, 2012 - 2:40 pm

    Boa tarde Luciano,

    Gostaria de saber se poderia publicar algum artigo sobre host e service dependency.

    obrigado,

  29. #40 por Cleiton em novembro 14, 2012 - 5:37 pm

    Prezado Luciano,
    Estou monitorando alguns servidores com o Nagios, tenho alerta por GSM configurado no nagios, porem recentemente tive uma queda de todo o CPD e o nagios não notificou aparece nos logs a queda dos hosts porem ele não notificou nada nem por e-mail. os logs informaram na sua maioria CRITICAL;HARD;1;No route to host ou CRITICAL;HARD;1;Connection refused or timed out vc sabe se o fato de ser oute to host ou Connection refused or timed out foi o motivo de não notificação.

  30. #41 por Dan em janeiro 4, 2013 - 9:23 am

    Bom Dia Luciano

    Utilizo o Nagios e mensalmente preciso gerar diferentes relatórios personalizados no excel, existe alguma forma de eu melhorar isso fazendo direto pelo nagios? algum software ou plugin

  31. #42 por Ivanluiz B. Trindade em maio 30, 2013 - 11:21 am

    Luciano, Bom dia !
    Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente site. Estou iniciando hoje com o nagios e depois de várias pesquisa encontrei o NAGIOS NA PRÁTICA. Impressiona a clareza e organização.

  32. #43 por Wesley Silvério em junho 11, 2013 - 3:12 pm

    Prezado Luciano, gostaria de lhe pedir um auxilio, preciso aprender a utilizar o software ANAG pois tenho intenção de visualizar meus ativos pelo android, como faço? o que preciso ter pra que isso aconteça… obrigado pela atenção e parabens pelo seu trabalho e pelo site…

    Wesley Silverio

  33. #44 por Fredson Rodrigues em fevereiro 10, 2015 - 2:17 pm

    Boa tarde Luciano.
    Muito bom todo o conteúdo do site, graças as suas orientações consegui colocar o Nagios para rodar.
    Estou agora ralando para rodar o Squid aqui na empresa, se puder me dar alguma orientação eu agradeço.

  34. #45 por Phillipe Farias em fevereiro 19, 2015 - 12:30 pm

    Luciano,

    Primeiramente gostaria de parabenlizar pelo site. Excelente conteúdo.

    Gostaria de tirar uma dúvida com você, um problema que estou passando com Nagios + NDO2 + Nagvis. Poderia me ajudar?

    Desde já lhe agradeço.

    Atenciosamente,

    Phillipe Farias

  35. #46 por Dreher Bonfim em agosto 25, 2015 - 10:59 pm

    Prezado Luciano,
    Sou novato no Nagios, mas já estou monitorando todos os ativos do meu ambiente, porém estou tendo uma grande dificuldade em um aspecto fundamental no monitoramento: Gráficos. Usei o documento que você criou (https://nagiosnapratica.wordpress.com/2010/12/01/artigo-11-grafico-no-nagios-com-pnp4nagios/), já fiz 3 vezes porém quando vou executar o teste http://IP/pnp4nagios/ a página não encontra nada !!! Onde estou errando, poderia me ajudar???
    Desde já meus agradecimentos!!!

  36. #47 por Juan Cassemiro em outubro 31, 2016 - 10:53 am

    Luciano, agradeço muito pela sua contribuição à comunidade open source, pois bem sabemos que tutoriais confiáveis, são escassos e boas intenções são muitas. Através de suas explicações, acabei configurando o Nagios em meu ambiente, faltam algumas arestas, mas o principal está Ok. Tenho uma duvida quanto a conversão de valores, na saída do check_snmp. Tenho um nobreak com monitoramento, mas ele me retorna um valor sem uma casa decimal (ex. deveria ver 219.4 V, mas o check_snmp coleta 2194). Existe alguma forma de filtrar essa saída? Desde já agradeço novamente.

    • #48 por Nagios na Prática! em dezembro 5, 2016 - 4:08 pm

      Olá Juan,

      Recomendo que trate via shell script.

      Aproveitando estou começando um novo curso de nagios ..

Deixe um comentário